Ambos disputam entre si nos quesitos beleza e versatilidade, mas se diferenciam nos quesitos resistência e porosidade, além do aspecto visual, claro.
É altamente provável que, na sua casa, você possa ter os dois materiais, dependendo do uso e do ambiente.
Mas, se você ainda não sabe diferenciar mármores e granitos, e está em dúvida sobre como e onde utilizar cada um deles, continue a leitura para saber tudo o que você precisa para tomar decisões e ter bons argumentos para conversar com seu arquiteto.
O mármore é uma rocha natural derivada do calcário e dolomita, composta por minerais de calcita expostos à alta temperatura, geralmente encontrada perto de vulcões ou em regiões onde já sofreram atividade vulcânica.
O mármore que conhecemos é resultado de um processo de pressão e aquecimento da rocha no interior da terra ao longo de milhares de anos.
Já o granito é um tipo de rocha produzida pela ação do fogo e formada pelos minerais quartzo, mica e feldspato. Ao contrário do mármore, que resulta do aquecimento da rocha, o granito se forma a partir do resfriamento do magma.
É essa a principal diferença na formação do mármore e do granito que, na prática, irá impactar na resistência das duas pedras.
O mármore tem coloração mais uniforme, menos brilho, é mais poroso e têm veios mais definidos.
Por ser mais poroso que o granito, pode sofrer manchas e absorver gordura mais facilmente.
Apresenta dureza 3 na escala mohs, que mede de 1 (materiais menos resistentes) a 10 (materiais mais resistentes) o nível de dureza dos materiais naturais.
Já o granito, que é constituído por quartzo, mica e feldspato, apresenta dureza entre 6 e 7 na escala mohs. Portanto, é mais resistente e duro do que o mármore
Composto por minerais de calcita, o mármore é uma rocha natural metamórfica (que surge a partir da transformação das rochas sedimentares ou magmáticas) menos resistente e durável que o granito.
Pedra natural de alta durabilidade e resistência, o granito é muito mais resistente e durável que o mármore.
O mármore apresenta dureza 3 na escala mohs. Já o granito, apresenta dureza entre 6 e 7 na escala mohs. A escala mohs indica o nível de dureza dos materiais naturais e classifica os elementos de 1 a 10, sendo 1 para os materiais menos resistentes e 10 para os mais resistentes.
Isso significa que o granito é muito mais difícil de riscar, trincar ou rachar do que o mármore, por esse motivo é muito mais utilizados em revestimentos como pia de cozinha, por exemplo.
O mármore apresenta dureza 3 na escala mohs, contra dureza entre 6 e 7 do granito. Isso significa que o granito é muito mais difícil de riscar, trincar ou rachar do que o mármore.
O mármore é menos resistente e mais poroso que o granito e, como explicamos anteriormente, o que o torna mais suscetível a manchas mais e absorve gordura mais facilmente.
O granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Isso confere à pedra tons mesclados e menos uniformes do que o mármore.
Já o mármore é uma rocha metamórfica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou pretas.
O aspecto visual das duas pedras é decorrente dos processos de fabricação.
De cores mais uniformes e opacas, o mármore tem uma coloração que varia conforme os minérios presentes, podendo variar entre branca, acinzentada, creme, esverdeada ou preta.
Já o granito possui uma aparência mais mesclada, mais iluminada e menos uniforme. A mica dá o aspecto brilhoso e é visível nos tons escuros da rocha. Já o feldspato dá as diversas cores para o granito. Por fim, o quartzo confere os tons mais acinzentados.
No quesito absorção da água, o granito leva vantagem com relação ao mármore, pois o granito é absolutamente impermeável e não absorve umidade, e dificilmente corre o risco de manchar.
Por ter uma composição com material mais poroso do que o granito, o mármore é mais propenso a ter manchas e à absorção de água e gordura.
A aparência do mármore é mais uniforme e mais lisa, por isso, ele é mais desejado.
Já o granito tem visual menos uniforme e mais mesclado do que o mármore. É menos poroso do que o mármore, portanto, essa é sua grande vantagem: não mancha e praticamente não absorve água.
Por ter uma composição de rochas que o fazem mais duro do que o mármore, o granito é uma pedra mais resistente e ideal para ser usada em bancadas de cozinha ou área de serviço.
O mármore é indicado para locais de tráfego leve e áreas internas, como pisos de salas, quartos e banheiros, além de bancadas, revestimento, escadas e mesas. Fica um luxo só.
Existe no mercado uma versão de mármore com acabamento resinado, que cria uma camada de proteção sobre a pedra, porosa, possibilitando o seu uso sua aplicação em áreas úmidas e com tráfego intenso.
Os diferentes tipos de mármore se diferenciam pelo aspecto visual e tonalidade. Confira a seguir quais os principais tipos de mármore:
• Mármore Carrara: é o mármore branco, de alta qualidade, de origem italiana e está entre os mais desejados;
• Mármore Piguês: de origem grega, tem coloração branca com veios cinzas e de aparência mais homogênea que o carrara;
• Mármore Travertino: de origem italiana, varia em tons beges e amarronzados;
• Mármore Sivec: possui tons brancos com veios acinzentados.
• Mármore Calacatta: predominância branca com veios marcantes dourados;
• Mármore Crema Marfil: pedra natural de tom bege e veios marrons e dourados;
• Mármore Marrom Imperial: marrom intenso com detalhes claros e escuros;
• Mármore Branco Thassos: de origem grega, mármore branco puro e sólido, com veios cinza esbranquiçados;
• Mármore Botticino: de origem italiana, é um mármore bege com fendas amarronzadas, ideal para banheiros, revestimentos de pisos e paredes, escadas e lavabos;
• Mármore Ônix: varia de tons entre o branco, preto, bege e verde ao translúcido proporciona alto impacto visual ao ambiente;
• Mármore Nero Marquina: de origem espanhola, tem coloração preto black piano com fendas brancas marcantes.
Você encontra no mercado diferentes tipos de granito, com tonalidade variada e diversidade de formas geométricas. Confira a seguir quais são os principais tipos de granitos:
• Granito amarelo icaraí: pedra natural com baixo índice de absorção, alta uniformidade e grande durabilidade; é comum em bancadas de cozinhas e banheiros;
• Granito branco dallas: feito de grãos claros e escuros, apresenta pontilhados roxos e pretos; pode ser usado em ambientes internos ou externos, em banheiros, cozinha ou varandas;
• Granito preto são gabriel: é o granito mais conhecido do mercado, dá um ar sofisticado e moderno ao ambiente, tem coloração preta e combina bem em contraste com móveis claros;
• Granito vermelho brasília: é resistente, ideal para bancadas de cozinhas e pisos, por conta de sua coloração avermelhada, que se traduz em classe e elegância;
• Granito café imperial: sua coloração marrom combina com mobília mais clara.
Mármores e granitos são belos, sofisticados e duráveis. Mas para manter a beleza você deve ficar de olho em trincas e fissuras, para reparar sempre que necessário.
Para fazer a manutenção de mármores e granitos, siga essas dicas:
• Faça a limpeza com água corrente;
• Verifique se há produtos específicos para cada tipo de pedra ou utilize sabão neutro;
• Use detergente neutro para remover manchas;
• Impermeabilize as pedras;
• Não use produtos ácidos e corrosivos.
É fácil limpar mármores e granitos, bastando usar um pano úmido com água e detergente neutro na manutenção do dia a dia. Nunca utilize produtos ácidos ou corrosivos, água sanitária ou sapólio.
Como o mármore é poroso, evite contato com líquidos que mancham, como café, vinho ou gordura.
É ideal que você “sele” o mármore pelo menos uma vez ao ano. No caso do granito, impermeabilizá-lo a cada dois anos, dependendo da intensidade de utilização. Siga as recomendações do fabricante.
Você já viu nesse artigo que o granito é mais duro do que o mármore, na escala mohs. Portanto, se você passar uma faca ou objeto pontiagudo no mármore, ele irá riscar, e o granito não.
O mármore é mais indicado em ambientes internos e ambientes com tráfego moderado de pessoas.
Para escolher a pedra natural ideal para seu projeto, entre o granito e o mármore, leve em consideração o preço, os aspectos estéticos, o uso da peça no ambiente — revestimento, bancada ou piso, por exemplo.
Conheça os acabamentos de mármore mais comuns:
• Bruto: pedra sem tratamento;
• Levigado: lixado, mas sem brilho, ganha aspecto semi polido;
• Resinado: a resina deixa a aparência brilhante e fecha os poros e fissuras da pedra;
• Polido: lixado, com aspecto brilhante, lindo, mas escorregadio;
• Jateado: aspecto áspero e rústico, ideal para áreas externas.
A DF Marmoraria Brasília - Mármores e Granitos Brasília DF, é especializada em Projetos de Mármores e Granitos Sob Medida em Brasília.
Solicite um orçamento sem compromisso, fale agora mesmo com um dos nossos vendedores por telefone ou whatsapp.