As rochas ornamentais são produtos naturais muito utilizados em projetos arquitetônicos. Existe uma variada gama de pedras, como os populares mármore e granito, e atualmente, surgem dúvidas sobre o que é quartzo e o que é quartzito, tipos de rochas que vem ganhando cada vez mais espaço nesse mercado.
O quartzo é um mineral muito abundante no planeta, e o quartzito é uma rocha metamórfica variante dele.
Apesar de ter uma grande quantidade no Brasil, a venda de quartzito se popularizou nos últimos anos por causa dos avanços tecnológicos. Essa rocha é muito resistente, e sua dureza dificultava a extração. Com o aperfeiçoamento das técnicas, essa prática passou a ser mais acessível.
Antes de entender o que é quartzo e o que é quartzito especificamente, saiba que a resistência, combinada com uma aparência exuberante e única, deu a essas rochas uma variada aplicabilidade e versatilidade, sendo a opção perfeita para projetos sofisticados e funcionais, por isso são tão requisitadas.
Os usos de cada rocha podem ser diferentes, por causa de alguns aspectos, por isso é importante ter conhecimento sobre o que é quartzo e o que é quartzito para saber onde usá-las.
O quartzito é uma rocha metamórfica natural composta por 75% de quartzo junto a outros elementos (moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita). Sua formação geológica garante que ele seja um produto de porosidade menor e durabilidade maior.
O quartzito possui uma dureza similar à do quartzo, sendo ainda mais resistente que o granito. Ele suporta altas temperaturas e exposição solar.
Além disso, sua aparência se assemelha muito ao mármore por conta dos veios alongados mais evidentes em sua superfície. É um produto muito versátil e garante aplicabilidade variada, tanto em áreas internas quanto externas.
O quartzo é um mineral muito abundante na natureza, já que está presente nos três tipos de rochas do planeta, as metamórficas, as sedimentares e as ígneas. Pelo menos 12% do volume mineral do planeta é composto por ele.
Para começar a saber o que é quartzo, conheça como ele é formado:
É constituído a partir de um processo geológico que pode durar milhares de anos. Quando o magma da Terra chega na superfície, ele se resfria e dá origem às rochas. É composto por átomos de oxigênio e silício, e é um dos minerais mais resistentes encontrados no planeta.
Esse mineral em sua forma mais pura é translúcido, quase transparente, e as impurezas próximas a ele criam uma variedade extensa de cores e tons.
Agora que você entendeu o que é quartzo, saiba que essa rocha é aproveitada de várias formas.
Seus usos são inúmeros e vão desde a fabricação de joias até de instrumentos tecnológicos. Pode estar em materiais de construção, como argamassa, concreto, abrasivos, vidro, tijolos de sílica, tintas, agregado fino, e pavimentações em geral.
Seu uso na ciência e tecnologia também é muito comum, servindo como composição de frequência de computadores, transmissores de rádio, relojoaria, fibra óptica e eletrônica.
No mercado das rochas ornamentais, é mais comum encontrar essa superfície natural misturada com outros materiais. Geralmente é dessa forma que é feita a venda de quartzito para ambientes internos, como pisos, paredes e bancadas .
Por causa da resina que faz parte de sua composição, não se recomenda a aplicação do quartzo em ambientes externos, pois ele sofre interferência da radiação solar intensa, e suas cores são alteradas, por isso a importância de saber o que é quartzo.
O quartzito é uma variação do quartzo, essa é a principal diferença. Essa rocha é metamórfica, composta por 75% de quartzo, junto com elementos como moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita.
A origem do quartzito está ligada aos processos metamórficos desenvolvidos em rochas sedimentares.
O quartzito é extremamente resistente, com 7 pontos na Escala de Mohs. Por causa se suas características na formação geológica, ela é muito durável e possui baixa porosidade, suporta altas temperaturas e exposição solar.
Os elementos encontrados próximos a ela em sua formação na natureza proporcionam uma ampla gama de cores e tons.
O quartzito puro é geralmente branco e cinza, e as cores mais abundantes e acessíveis são os tons de rosa e vermelho, que se formam por causa de quantidades de óxido de ferro.
Pode ser encontrado ainda em tonalidades esverdeadas, que são de abundância intermediária, e azul, roxo e amarelo, que são mais raras.
Além das cores variadas, possui um visual incrível, que parece com o mármore, com veios alongados e aparentes. Isso dá a essa pedra mais vantagens ainda, já que ela é bem mais resistente e menos porosa que o mármore. Por isso seu uso como rocha ornamental na arquitetura e decoração está sendo tão comum.
O quartzito é muito versátil, suas aplicações podem ser na construção civil, na siderurgia e como rocha ornamental, sendo este o uso mais comum atualmente, para revestimento de pisos, paredes, bancadas, móveis, etc.
Como já dissemos, a principal diferença entre quartzo e quartzito é que um é derivado do outro. Porém, podemos citar mais alguns pontos divergentes:
o quartzo é mais barato que o quartzito;
o quartzito pode ser utilizado em ambientes externos, o quartzo não;
o quartzito possui aparência similar ao mármore, o quartzo é mais liso.
Em suma, podemos afirmar que ambos os materiais são de excelente qualidade. Eles são encontrados em diversas cores e podem ser aplicados em diferentes ambientes. A escolha entre um ou outro depende exclusivamente do estilo e orçamento do cliente.
A DF Marmoraria Brasília - Mármores e Granitos Brasília DF, é especializada em Projetos de Quartzo e Quartzito Sob Medida em Brasília.
Solicite um orçamento sem compromisso, fale agora mesmo com um dos nossos vendedores por telefone ou whatsapp.